Jornal Atualidade
Órgão Informativo dos Servidores da Justiça do Trabalho
Rua da Relação, 31 - Centro - RJ * 20.231-110 * (21) 2262-4931
Fale conosco: imprensa@asjtrio.com.br
05 de novembro de 2008
ONGs estrangeiras têm mais 90 dias para se recadastrar no Brasil
BRASÍLIA - O Ministério da Justiça (MJ) decidiu prorrogar por 90 dias o prazo para o recadastramento das organizações estrangeiras sem fins lucrativos que atuam no Brasil. O prazo, previsto em portaria de julho deste ano, terminaria inicialmente ontem (3), mas algumas entidades pediram mais tempo para apresentar a documentação exigida pela Secretaria Nacional de Justiça (SNJ).
Pelas novas regras, as organizações estrangeiras deverão prestar contas anualmente ao MJ. O endurecimento do controle sobre a atuação das ONG´s internacionais em território brasileiro foi anunciado após o surgimento de denúncias de condutas irregulares dessas entidades, sobretudo, na Amazônia.
As exigências da SNJ para o recadastramento incluem documentação que comprove que a organização é legalmente constituída no seu país de origem, ata da deliberação que autorizou o funcionamento da organização no Brasil, ata de eleição da atual diretoria e lista com dados completos dos representantes legais, relatório circunstanciado sobre a finalidade da organização, local de atuação e atividades que desenvolve, além da inscrição no Cadastro Nacional de Entidades de Utilidade Pública (CNEs/MJ).
Agência Brasil