Com o crescimento dos sites de compras coletivas, o segmento de vendas pela internet ganha cada vez mais destaque. As vantagens para realizar compras online são inúmeras e bastante atrativas, porém alguns cuidados devem ser tomados para evitar possíveis problemas. A advogada do escritório Bittencourt & Barbosa, Dra. Raquel Carmona esclarece o assunto na entrevista abaixo, confira:

 

Bittencourt & Barbosa: Fazer compras pela internet é seguro?

 

Raquel Carmona: Sim. Desde que o site de compras seja confiável. Para isso, seguem algumas informações importantes na hora de realizar compras pela internet:

 

1 – Procurar saber se o site é confiável, buscando informações pelo nome da empresa em site de reclamações etc. Uma dica é utilizar o site Reclame aqui (www.reclameaqui.com.br);

 

2 – Verificar o endereço físico do fornecedor que está ofertando o produto no site, bem como emails e telefones para contato;

 

3- Observar a política da empresa de devolução e garantia em casos de insatisfação do produto.

 

4 – Verificar as medidas que o site adota para garantir a privacidade dos dados inseridos para a compra;

 

5 – Guardar todos os dados da compra, como o nome do site, data, número de protocolo, valores pagos, etc.

 

6 – Arquivar todos os emails trocados, em especial a confirmação do pedido e outros dados que confirme a compra e as suas condições;

 

7 – Exigir nota fiscal do produto adquirido na compra, bem como as garantias do mesmo;

 

8 – Manter o seu computador protegido de vírus, uma vez que no momento da compra serão inseridos dados sigilosos. Nunca utilizar computadores públicos ou de terceiros;

 

9 – Certifique se o site escolhido utiliza o sistema SSL, um certificado de segurança onde os dados enviados pelo formulário do seu computador até o servidor são codificados, para isso basta verificar se o endereço está como “https” ao invés de “http”.

 

10 – Prefira como meio de pagamento o cartão de crédito, pois este é tão seguro quanto o pagamento em locais físicos, caso o site não aceite esse meio, prefira o boleto bancário ou Sedex a cobrar, (onde o pagamento é realizado com o recebimento do produto nos correios).

 

11 – E, sempre desconfie de ofertas espetaculares, descontos imperdíveis e valores muito abaixo do mercado.

 

B&B: Quais os maiores riscos da compra online?

R.C.:Além de correr o risco de pagar e não receber o produto, o principal risco que corre o consumidor e ter seus dados sigilosos expostos a terceiros.

 

B&B: Quais os maiores erros cometidos por quem compra pela internet? 

R.C:Deixar de certificar a segurança do site, bem como a sua reputação diante dos demais consumidores.

 

B&B: O que é preciso fazer para garantir a segurança da compra?

R. C.:Alguns cuidados são necessários, como: verificar se a loja possui endereço físico, cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ) regular e telefone fixo. É importante verificar se o possui segurança para as informações expostas dos consumidores.

 

B&B: No caso do não recebimento do produto, como se deve proceder? 

R.C: O consumidor deve inicialmente procurar a empresa, caso esta não solucione o problema o ideal é procurar um advogado e entrar com uma Ação nos Juizados Especiais Cíveis.

 

Rua das Marrecas, nº 36, sala 205

Centro - Rio de Janeiro / RJ

CEP: 20031-120

Endereço:

Tel.: (21)2262-4931 / (21)3549-1854 / (21)3549-1855 

E-mail: comunicacao@asjtrio.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

  • Facebook - Black Circle

Contato:

© ASJTRio 2015 - 2019  Todos os direitos reservados.